
Já o tinha feito há algum tempo, mas este veio a calhar com a recente passagem de Beetlejuice, Beetlejuice pelos cinemas. Achava piada ao desenho animado, mas quem tem mesmo uma paixão inveterada pela personagem é a minha mulher, parte de cuja infância foi marcada por este fantasma devorador de carochas. A série de animação foi tremendamente popular nos Balcãs, em particular na Croácia, cuja versão dobrada Bubimir foi louvada pelo seu excelente trabalho de tradução dos trocadilhos e figuras de estilo.
Assim, aproveitando uma vez mais o pretexto de «é para ti, amor» para dedicar umas horinhas extra ao Blender, baixei um pouco o nível de detalhe que tinha atingido com a tartaruga ninja Leonardo e foquei-me um pouco mais no cenário, que até aqui tinha descurado um pouco. Confirmei que renderizar volumetria é um pesadelo e arrependi-me do nevoeiro, embora o efeito final tenha ficado porreiro, e acho que dediquei mais tempo à lápide do Beetlejuice do que a qualquer outro elemento deste projecto, incluindo a própria personagem.
Estava convencido de que o fato dele seria fácil com materiais procedurais, mas cedo percebi que ia requerer o «desembrulhar» de UV e que teria de desenhar as costuras para que o padrão da roupa funcionasse. Como não estava para isso na altura, fiz a coisa à bruta, e o resultado está à vista, bem como a falta de cuidado que tive com o cabelo e as sobrancelhas. Desculpei-me com o facto de o visual ser inspirado no estilo cartunesco do desenho animado, mas, no fim, este projecto foi claramente para explorar outras vertentes do Blender.

