Apraz-me dizer que o Oblívio tem sido muito bem recebido, mas recebi um número suficiente de emails de pessoas que ficaram algo perplexas com o final da saga para avançar com alguns esclarecimentos. Para quem ainda não leu ou ainda não chegou ao fim, fica aqui devidamente ocultada a clarificação:
Final do livro explicado. Só para quem já leu.
Sim, os Filhos do Caos regressaram e não têm as melhores intenções.
Tal como previsto, o regresso de Aewyre comprometeu a barreira entre os vivos e os mortos, e a situação do casal tanarchiano serviu para ilustrar as consequências disso mesmo.
A brecha no Pilar cresceu e verteu Essência por Allaryia fora, servindo como ponto de entrada para os azigoth acicatados pelo sangue de Seltor, o que deixou Ul-Thoryn e o resto de Nolwyn em maus lençóis.
Os companheiros estão bem e em segurança, este capítulo das suas vidas terminou e o final não é uma tentativa de criar suspense para um oitavo volume.
Não vai haver um oitavo volume. Quando Allaryia regressar, será na forma de uma outra saga num mundo onde nada será como dantes, tal como estes últimos eventos deixam supor.
Mantendo-me no tópico de finalidades que não o são, aproveito também para referir que, embora a saga tenha terminado, as Crónicas ainda reservam algumas surpresas para os leitores nas vindouras feiras do livro. Para aguçar o apetite, deixo aqui uma amostra: