Filipe Faria
76 subscribers
433 photos
7 videos
1 file
61 links
Canal do autor
Espalhem a Palavra com stickers de Allaryia https://t.me/addstickers/Allaryia
Download Telegram
Empírea

Com esta, atingi o meu auge no Blender. Não só porque fiquei extremamente satisfeito com o resultado, mas porque o projecto original partiu da imagem de um curso do…
Um talho no mercado de Mostar. E sim, faz jus ao nome.
A cidade que apenas se divide

Mostar é uma cidade fascinante. Não é o local mais turístico, sobretudo a parte ocidental, na qual me encontro. O que lhe dá fama é a velha ponte e…
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Missa do Galo na catedral de Mostar. Sem lugares disponíveis.
Um santo Natal a todos. Crendo ou não, espero que o Homenageado de hoje vos traga luz e paz, e não se esqueçam que, muitas vezes, a melhor prenda que podemos dar é um pouco do nosso tempo.
600

Um ano e três meses após a publicação 500, ei-la aqui: a 600. Assinalada por nenhum outro motivo além de eu achar piada, e nenhum compromisso de…
Boas entradas a todos, com votos de saúde e realização pessoal para este novo ano que aí vem. 2025 deverá ter pelo menos um acontecimento importante no que a Allaryia diz respeito, e essa é a parte da minha vida na qual tenho alguma influência directa. Quanto às restantes, logo se verá. O mundo está a mudar, e nenhum de nós é alheio a isso, pelo que nos resta esperar (e fazer a nossa parte para) que seja para melhor.
Dessedentar

Matar a sede a alguém ou a si próprio. Seja qual for a estação, estou sempre sequioso em Mostar. Os nativos dizem que é da humidade e do efeito…
Com os cumprimentos do meu cunhado melófilo. A música parece ser a única coisa que une os Balcãs, razão pela qual ele não se importa de partilhar convosco um dueto sérvio que parece gostar de Portugal.
Balcãs ao balcão

Hoje, falarei de algo um pouco diferente, nomeadamente comida e bebida. Enquanto encruzilhada cultural, os Balcãs têm uma oferta gastronómica bem característica, e ao fim de seis anos, já…
Um dado no qual os visitantes nunca acreditam à primeira, vão verificar e concluem ser verdade: o Neretva é o rio mais frio do mundo. É tão frio que, embora a água pública não venha directamente do rio, bebê-la à noite de uma torneira que não seja misturadora aumenta o batimento cardíaco ao ponto de levar algum tempo a tornar a adormecer depois.
Revisitar

Esta temporada que estou a passar em Mostar tem sido razoavelmente produtiva, com dois capítulos terminados e outro a caminho. Mas mais importante ainda que a produtividade tem sido…
Em qualquer país dos Balcãs, quem tiver TV por cabo tem direito a emissões dos países vizinhos também. E muitas vezes é um dos países vizinhos que detém os direitos de certas transmissões que outros recebem, o que às vezes resulta em coisas absolutamente esquizofrénicas como um país que usa o alfabeto cirílico (Sérvia) transmitir para um de alfabeto latino (Croácia) e, embora as legendas estejam em croata, o Guia TV tem resumos em que, por exemplo, os nomes de actores principais e realizadores aparecem transliterados. Como é o caso da Charlize Theron, da Regina King e do Ron Underwood, aqui.
Bónus: Sean Connery e Gus Van Sant.
Esperluxar

Inquirir, sondar com modos dengosos. Esta é tão singular, que até me lembro bem de com quem a aprendi: Aquilino Ribeiro.
Encontro-me hoje na recta final desta saga balcânica, que acabou por cobrir grande parte do antigo Império Austro-Húngaro (mês e meio em Mostar, um casamento em Zagrebe e um par de dias a relaxar em Budapeste).
Estive calado nesta última semana e tal, tanto por já não ter o meu computador comigo como pelo facto de eu e a minha mulher termos sentido a necessidade física, psicológica e anímica de recuperar da sobredose balcânica.
A partir de amanhã, regresso novamente ao activo, tanto a nível de trabalho como de escrita. Começar o ano a sério perto da data do nosso aniversário dá aquela motivação adicional...
Quarenta e três

Correndo o risco de começar a ser repetitivo, vou ter de falar novamente da minha idade. Os anos passam, e sinto-os, mas felizmente não tenho a sensação de os…
Descartada e abandonada

«Nada se perde, tudo se transforma», como diz o outro, e isso aplica-se também às ideias. Já perdi a conta às que reciclei, reaproveitei e readaptei, por vezes entre…
Desabusar

Fazer perder as abusões, os preconceitos a. O RCPalavras existe para «ressuscitar» palavras que caíram em desuso, mas também para mostrar que há alternativas perfeitamente legítimas e silabicamente económicas…